VINICIUS DE MORAES: POESIA ATEMPORAL

VINICIUS DE MORAES:

Você sabia que Vinicius de Moraes teve o seu acervo pessoal reunido e doado para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB)? Além disso, todos os documentos foram digitalizados. Dessa forma, espera-se não só um projeto de preservação da materialidade da obra, mas também um movimento importante de colocar esse arquivo em novos formatos de circulação e ampliar ainda mais a sua recepção nos dias de hoje.

No site estão as reproduções digitais dos manuscritos e datiloscritos de sua produção intelectual, correspondência pessoal e familiar, além de documentos diversos, reunidos por Vinicius ao longo de sua vida. São cerca de onze mil documentos que abordam o campo das artes cênicas e do cinema, política, amor e religião.

Vinicius, mais que o poeta genial, mais que o compositor que ao lado de seus parceiros de primeira geração de Bossa Nova transformaria para sempre a canção popular, mais que o cronista que escreveu sobre tantos brasis, mais que o criador de Orfeu da Conceição e outras obras da nossa dramaturgia, é um fato cultural decisivo para pensarmos e entendermos boa parte da formação desse país.

Quer conferir quase cinco décadas ininterruptas de trabalho desse gênio atemporal?  Clica aqui e inspire-se