VOCÊ SABE QUEM SÃO E O QUE FAZEM OS AGENTES LITERÁRIOS?

Você sabe o que é um agente literário? Segundo Gabriela Nascimento, jornalista e editora de livros, é um profissional do mercado de livros que orienta e assessora os autores por todo o processo de publicação. Ele será o responsável por apresentar o projeto de um livro a editores, fará as negociações e será o responsável pelo contrato. De fato, o agente literário desempenha o papel de advogado do autor, defensor de seus direitos e também, mas não menos importante, seu empresário.

Um bom agente literário é um exímio conhecedor do mercado editorial e das empresas e pessoas envolvidas nele. Muito bem relacionado, ele sabe os catálogos das editoras, conhece os gêneros com que trabalham para poder indicar as publicações com mais eficácia, possui portas abertas nas editoras e tem a confiança delas conseguindo com que os trabalhos dos autores que representam sejam analisados com mais rapidez.

Unido ao agente literário, é importante que, após a publicação, o autor trabalhe muito bem o seu próprio marketing e divulgação, pois mesmo com um agente literário não há garantias de que seu livro será um best-seller. Além disso, por mais bem relacionado que o agente seja, pode ser que seu livro não seja publicado, mas lembre-se: o agente literário quer sempre o bem e o sucesso do autor agenciado, até porque a sua remuneração é baseada nas vendas, já que é comum que ele receba uma porcentagem dos direitos autorais.