Sobre

O projeto iniciou com a necessidade de entender quem são os autores da cadeia literária do estado do Rio de Janeiro, onde eles se encontram e como essa cadeia de atuação tem distribuído suas obras. Foi notado que não temos um espaço único que unisse todos esses protagonistas da história literária do estado do Rio de Janeiro, portanto o projeto propõe uma ação inovadora om o intuito de identificar, valorizar e promover os escritores locais. Além disso, será realizado um blog com conteúdo atualizado de temas literários, como divulgação de feiras e festivais literários, concursos e prêmios, novidades do setor entre outras. 

OBJETIVO

Reunir e sistematizar escritores do estado do Rio de Janeiro em um só local, identificando autores e promovendo o setor literário enquanto expressão cultural imaterial e indústria criativa.

Como?

  • Valorizando as personalidades da literatura, através da identificação e promoção.
  • Incentivando a democratização do acesso aos bens culturais desenvolvendo a formação de público para literatura.
  • Resgatando e preservando o patrimônio imaterial através de um sistema colaborativo.
  • Estimulando a economia local criativa do livro, já que o visitante tem a oportunidade de conhecer autores da sua região e suas obras com o mapeamento georreferenciado.
  • Compondo um banco de dados atualizado, com o levantamento de dados e informações de acesso público.
  • Realizando um diagnóstico sobre o setor literário do estado do Rio de Janeiro que depois será de acesso público.
  • Estimulando a formação de uma rede de escritores, unindo e alimentando uma rede entre os protagonistas do projeto.

Realizadora

A ATEAR atua no mercado de produção cultural desde 2014, prestando serviços e consultorias para iniciativas culturais e criativas com o objetivo de auxiliar empreendedores e artistas a colocar em prática as suas ideias, apoiando, elaborando e produzindo projetos culturais, esportivos e sociais. O propósito da ATEAR é conduzir pessoas a transformarem ideias em projetos que impactam o mundo e contribuam para uma sociedade melhor, instrumentalizando esses segmentos criativos, entendendo as demandas, explorando novos e inovadores caminhos e realizando planejamentos estratégicos. Para viabilizar os projetos, trabalhamos com restruturação de projetos para leis de incentivo e editais. Em nosso trabalho, gerimos de forma clara, além de valorizar todo o processo criativo para que os projetos sejam inovadores e alcancem os seus objetivos almejados.